quarta-feira, 27 de julho de 2016

Diamante laranja é arrematado por preço recorde de US$ 31,5 mi

24 comentários:

  1. Rodrigo Vicentini

    pra que alguém ia comprar 2000 carro?

    ResponderExcluir
  2. Maria Elzanira Holanda Deliano

    não é que alguém queira comprar, mas dá pra imaginar o montante que vale o tal diamente

    ResponderExcluir
  3. Tulio Valverde

    Cabe a nós julgarmos o que cada um faz com seu dinheiro? Devíamos atentar ao nosso.

    ResponderExcluir
  4. Tadeu Rocha Pereira

    O seu dinheiro! Mas tem que saber a origem deste dinheiro!

    ResponderExcluir
  5. Tulio Valverde

    Pois é, se for fruto do trabalho honesto, não vejo problemas

    ResponderExcluir
  6. Maria Elzanira Holanda Deliano

    Tulio Valverde eu acho que quem sou para ganhar não faz isto!

    ResponderExcluir
  7. Valverde

    Com base em que você acha isto? Acha que toda fortuna é fruto do roubo?

    ResponderExcluir
  8. Maria Elzanira Holanda Deliano

    Sim, ganhando honestamente no maior rigor da palavra ninguém junta milhões!
    Aliás, o italiano define o comerciante como o ladrão que rouba com paciência, por isto nunca é pego, rs

    ResponderExcluir
  9. Tulio Valverde

    O pensamento italiano vem do pensamento romano, que dava valor a terra e não ao comércio. Este tipo de pensamento atravessou os séculos e ainda persiste. Agora me diga, porque um comerciante seria um ladrão?

    ResponderExcluir
  10. Tulio Valverde

    Por mais caro que seja algo, cada um paga o preço que acha justo. Ninguém é forçado a comprar algo pelo preço A ou B, mas se você acha um preço injusto você simplesmente não compra. O ato de comprar e vender, o mercado em si, é visto como uma troca voluntária. Ninguém é obrigado a vender e tão pouco a comprar.

    ResponderExcluir
  11. Tulio Valverde

    De certa forma é errado julgarmos os outros pelo que eles compram ou consomem. Você mesma o dia que for comprar um carro ou algo de mais valor, pode estar sendo julgada por alguém com menos poder aquisitivo que você. A pessoa pode fazer o mesmo juízo de valor que você fez, achando que "trabalhando honestamente você não conseguiria comprar um carro destes" e assim você acaba sendo colocada no mesmo patamar do comprador do diamante laranja que você julgou. Julgamos e somos julgados.

    ResponderExcluir
  12. Wilderson Castro

    simplis um diamante cabe na palma da mão, são raras as coisas nesse valor que cabe na palma da mão.

    ResponderExcluir






  13. Maria Elzanira Holanda Deliano Não, Tulio Valverde, já dizia q tudo demais é veneno! Alguém q paga este valor não ganhou o seu de modo sofrido, tenho certeza!

    ResponderExcluir
  14. Sergio Tahim

    isso é um investimento, entenda, quem tem dinheiro, investe, pq dinheiro só presta pra duas coisas, gastar e passar troco, quem não tem dinheiro , nunca entende e faz essas perguntas

    ResponderExcluir
  15. Felipe Augusto Faria Henriques

    Cada um faz o que quiser com seu dinheiro.

    ResponderExcluir
  16. Maria Elzanira Holanda Deliano

    não existe "com seu dinheiro" não existe um fortuna que atrás não tenha um crime!

    ResponderExcluir
  17. Felipe Augusto Faria Henriques

    Isso você diz baseada no seu achismo.

    ResponderExcluir
  18. Tulio Valverde

    Não tenha certeza, não é porque o lucro não é sofrido que ele não é justo.

    ResponderExcluir
  19. Rui Alberto Monteiro Rodrigues

    O capitalismo é uma arte como outra qualquer... Não é qualquer um que sabe tocar violino, pintar um quadro, compor um lindo verso, escrever um livro sensacional... Quem tem esse dinheiro, sabe como usá-lo... Dar aos outros, é outro dom que muitos não têm e não se pode exigir que dêem.. nem que saibam tocar piano, pintar um belo quadro... Cada um é cada um..

    ResponderExcluir
  20. Francisco Arthur Missiato

    o pensamento certo não seria nem de comprar tantos carros e sim de quantas moradias populares dariam para serem construídas com este dinheiro!

    ResponderExcluir
  21. Gabriel Spiger

    Dois mil pedaços de latão ambulante que todo mundo tem.

    ResponderExcluir
  22. Bruno Lowpers

    A oferta e a demanda funcionando conforme o princípio da escassez é um fenômeno natural das relações entre seres humanos subjetivos e diferentes entre si.
    A ideia VALOR = TRABALHO jamais poderá ser alcançada em mundo razoavelmente livre.
    Um artista "cult", renomado ou simplesmente criativo pode criar uma escultura em 10 minutos, quase sem esforço, e ainda assim, encontrar uma grande demanda, que devido a sua exclusividade, agregará alto valor à obra.
    Um outro artista menos conhecido pode levar 1 ano pintando um mural gigante extremamente detalhado, e no final, havendo pouca demanda, acabará com um valor pequeno.

    ResponderExcluir
  23. Luis Fernando

    Concordo com o ponto de vista do Bruno , creio que as coisas são assim , em outras palavras , valores objetivos e concretos não seria possível em um modelo razoavelmente livre , quanto mais quando o assunto se trata de igualdades , no caso da criadora do tópico ela fez uma comparação do diamante com seu valor em numero de veículos , na concepção dela a razão se dá pelo diamante e o numero de veículos , dai a critica ao capitalismo e as suas disparidades , porem ela pode ter esquecido de definir de outra forma um conceito próprio que ela usou para talvez se alto afirmar como classe , ao invés da comparação ser com base em carros , um componente da classe media , ela poderia ter dado como exemplo a quantidade de comida e quantidade de pessoas alimentadas com este diamante , um quesito que não atenderia a classe dela mas a classe dos desfavorecidos , a desigualdade vai muito mais baixo que o umbigo , não critico ela , não é a minha intenção , apenas a exposição deu uma ideia , que também pode ser errônea .

    ResponderExcluir
  24. Luis Fernando

    Veja o caso dos diamantes de sangue na África , sim , houveram ditaduras e muita "bagunça" naquela região em função da exploração e extração de diamantes que mantinha o mercado mundial principalmente nos anos 70 , era esta exploração de sangue , por meio de milícias , chefões e coronéis que possibilitava a exploração de tal recurso que tinha um tremendo valor nos mercados da Europa , diamantes estes que enfeitavam colares de madames ricas , principalmente da Europa , era este o valor e o significado do diamante para as sociedades desenvolvidas e ricas , porem , tal como o caso do subemprego e da mão de obra desvalorizada do mundo atual , o lado que é enxergado e visto é o lado da parte rica e desenvolvida do planeta , no quesito material , o que aconteceu na África e acontece em países de terceiro mundo , como a produção de nikes e iphones , fica desconhecido , é ignorado pelas demais pessoas , sim , a luta de classes existe , mas muita gente não tem ciência disto ou prefere ignorar .

    ResponderExcluir