domingo, 4 de janeiro de 2015

INFORMATIVO DA AC3 JANEIRO/2015

SUCESSO DO 1º SEMINÁRIO CAJAZEIRAS 
Realizou-se com sucesso no último sábado (24.01), o 1º Seminário Cajazeiras 2040, numa promoção do CDL com apoio da AC3, iniciando um amplo diálogo sobre os desafios e os grandes Projetos para os próximos anos.

PARTICIPAÇÃO DOS PRINCIPAIS SEGMENTOS DO MUNICÍPIO

Conforme quadro acima e Folha foi bastante representativa a participação no Evento, dos principais segmentos com atuação em Cajazeiras, tais como: Sociedade Civil (CDL, AC3, Rotary Club, Lions, AC2B, MAC e Maçonaria), Poderes Públicos Municipais (Prefeitura Municipal e Câmara), Governo do Estado (Orçamento Participativo, Delegacias Regionais de Educação e Saúde, Hospital Regional e UPA), Assembléia Legislativa e Academia (IFPB, FAFIC e Faculdade Santa Maria).

ABERTURA CONJUNTA CDL E AC3

Na abertura oficial pronunciaram-se pela ordem, os Presidentes do CDL Irlânio Cavalcante e da AC3 Helder Moura. Diante da receptividade das Instituições representadas na ocasião, Irlânio declarou: " A idéia é iniciar um processo de discussão sobre o futuro de Cajazeiras, chamando para o debate todos os segmentos comprometidos com o interesse coletivo da nossa cidade". Helder por sua vez, enfatizou que a contribuição da AC3 num dia de sábado, não representava um sacrifício e sim uma satisfação em ter a oportunidade de compartilhar com os segmentos representativos de Cajazeiras uma discussão de tamanha responsabilidade.

DESENVOLVIMENTO DO SEMINÁRIO

Antecedendo as discussões, o Diretor de Políticas Públicas da AC3 Josias Farias, apresentou a Proposta de Trabalho do Seminário, de acordo com os seguintes tópicos: justificativas, objetivos, princípios, metodologia, áreas temáticas e instrumentos de trabalho (Fichas). Estas últimas, serão preenchidas conjuntamente, por parte dos Grupos de Trabalho - GTs, através de duas reuniões com os representantes de cada área, observando-se a interatividade entre as equipes, bem como o contexto regional. Após um amplo debate, condizente com o com quadro anexo (A CAJAZEIRAS QUE QUEREMOS), foram compostos os integrantes de cada Comitê Gestor por GT, denominados: GT 1 - Cajazeiras da Gestão Democrática por Resultados; 2. GT 2 - Cajazeiras do Conhecimento e Acolhedora; GT 3 - Cajazeiras de Oportunidades Sustentáveis; 4. GT 4 - Cajazeiras Saudável e 5. GT 5 - Cajazeiras Pacífica. Também o horizonte temporal do Plano, após discussões e votação, foi consensuado para os próximos 10 anos, passando a próxima fase a ser denominada de 2º Seminário Cajazeiras 2025.

PRÓXIMOS PASSOS

Os cinco GTs realizarão duas reuniões cada, com um maior número de participantes por área temática, para preenchimento conjunto das três Fichas repassadas. Na 1ª reunião (1º momento), ser feita um debate sobre os ambientes interno e externo, identificando respectivamente, os pontos fortes e fracos, bem como os riscos e as oportunidades. Na segunda reunião com dois momentos, utilizando-se do produto da anterior, concentrar-se de forma compartilhada nas visões de futuro, pactuando para os próximos anos a Cajazeiras de de 2025, com ações de curto, médio e longo prazo.

Houve um compromisso no sentido das Fichas preenchidas nas duas reuniões por GT serem enviadas por email para o CDL e AC3, com cópia para todos os participantes, impreterivelmente até o próximo dia 14 de março, para subsidiar o 2º Seminário no dia 28 do mesmo mês.



Fortaleza, 27 de janeiro de 2015

Josias Farias Neto

Diretor de Políticas Públicas da AC3

Nenhum comentário:

Postar um comentário