segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

*O ataque de Sabino Gomes (à Cajazeiras)*

Pesquisador incansável, o autor de “Do bico pena à urna eletrônica”, o nosso colunista Frassales hoje exibe um trabalho sobre Sabino Gomes, cangaceiro e um dos generais do lendário Capitão Virgulino, o temido Lampião.
Diz o mote popular que quando o diabo não vem manda seu secretário. Foi o que aconteceu. Sabino era um cajazeirado que emigrou para o cangaço e tinha suas mágoas da cidade. Apesar de Lampião promete ao Padre Cícero de Juazeiro que não atacaria a cidade do Padre Rolim, mestre do Patriarca de Cajazeiras, Sabino investiu sobre Cajazeiras, uma “ousadia da investida contra uma cidade importante para os padrões da época: servida por estrada de ferro, polo agroindustrial algodoeiro, comercio expressivo, sede de bispado, centro cultural e de ensino reconhecido no Nordeste e outros fatores”.
Frassales chama a atenção que diário “O Nordeste” de Fortaleza, edição de 29 de setembro de 1920, registra o fato logo no dia seguinte, fato extraordinário numa época em a comunicação ainda engatinhava. Frassales num trabalho de pesquisador minudente procura à luz para a escuridão da tradição oral.
Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário