sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

*Subsídios para a História do Padre Rolim (Professor Antonio de Sousa)*

"Na fazenda Cajazeiras, Pa- raíba do Norte, nasceu outra fi- gura pioneira, que se proje- taria, nos sertões nordestinos, de maneira admirável, pelo seu saber e devotamente pela causa da educação. Foi o Padre INÁCIO DE SOUSA ROLIM que criou e- ducandário, naquelas paragens, de atuação marcante em vasta zona sertaneja. Não se con- tentava só ao currículo das au- las, como também fazia pes- quisas e produzia livros para uso escolar. Era autor de uma gramática da língua grega adotada por muitos estabelecimentos de ensino do país".
Assim vemos uma descrição de reconhecimento ao nosso valoroso Padre Rolim do escritor, jornalista e farmacêutico cearense JOSÉ ALVES DE FIGUEIREDO FILHO, cuja obra foi louvada pelo seu sentimento de valorização pelas manifestações culturais da gente nordestina, imortalizada, nos seus livros, falar de sua admiração.
Chama a atenção do escritor cearense o compêndio de História Natural do Padre Rolim, editado em 1881, “escrita em linguagem clara, acessível ao nível intelectual de qualquer aluno secundário”, elogia o poder de síntese da obra e acrescenta “Dá a origem histórica das ciências naturais a começar pelos estudos de Aristóteles”.
Ruínas do Engenho D'água na
localidade de Lameiro - Crato/CE
Figueiredo Filho ressalta os vín- culos do Padre Rolim ao Cariri Cearense, onde possuía sítio no Lameiro no Crato e que, não se limitando ao estudo teórico ainda pro- curou desvendar a flora da chapada do Araripe “Identificou fibras têxteis que pode riam substituir o linho” e no intuito de introduzir a cultura do linho “Dirigiu ofício, em busca de sementes, ao presidente do Ceará de então - Marcelino Nunes Gonçalves”. Finaliza “padre Inácio de Sousa Rolim foi um dos grandes construtores da civilização nordestina”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário