sexta-feira, 16 de novembro de 2012

*“Quanto riso! Oh! quanta alegria! Mais de mil palhaços no salão”.*

Há tempos me foi enviado o vídeo acima, MÁSCARA NEGRA, hoje cur- tindo a música, fiquei emocionado e resolvi escrever sobre o meu primeiro namoro de porta, tinha prematuros treze anos. Uma experiência inolvidável. Indelével. A experiência foi em Campina Grande. E esta música:
Vou beijar-te agora,
Não me leve a mal:
Hoje é carnaval”...  
Deu-me a coragem de dar um beijo na amada... Pouca coisa? Não, além da pouca idade, os tempos eram assaz conservadores, não havia a liberdade atual. Ninguém esquece os momentos fortes da vida!  E os seus momentos inesquecíveis? Jamais esquecerão, são retratos da memória pendurado em alguma parede no mais recôndito lugar de sua mente e lá permanecerá até à morte!

17 comentários:

  1. "Izayana Feitosa"
    Querido amigo,
    Gosto muito da forma como escreves. O preâmbulo dá ao leitor uma melhor contextualização espaço-temporal que facilita a compreensão da leitura.
    Foi um ato de muita bravura receber a franquia do sofá do sogro na década de 70 para cortejar sua amada! Realmente tratava-se de uma família muito moderna àquela época.
    Também aprecio muito a citação do grande Machado de Assim e recordo-me da época em que li Dom Casmurro...da inquietação de saber como eram "os olhos de cigana oblíqua e dissimulada" de Capitu...da inquietação de saber se ela realmente era uma traidora...
    Um forte abraço!
    Estou indo ao centro fazer meu papel social feminino de dona-de-casa.rsrsrs... A mulher intecetual tb precisa de abridor de latas e de espremedor de alho...
    Abraço afetuoso,
    Iza

    ResponderExcluir
  2. ***Cineide ***
    Vc é uma pessoa privilegiada, tens uma memoria muito fértil. Lembras detalhes sobre pessoas e ruas de maneira invejável. Lembro vagamente da família Holanda. Se não me falha a memoria, a dono Herotildes Holanda foi professora ou diretora de alguma escola em q/ esdutei. Sinceridade não me lembro. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Corrinha Moreira
    EU MORAVA NA T. JOAQUIM COSTA VIZINHA A NIRINHA BRAGA ,LA DA ESCADO DO BANHEIRO EU VIA VC SABIA KKKK

    ResponderExcluir
  4. ***Cineide ***
    Quando estive em Cajazeiras procurei um amigo q/ ainda trabalha na radio Alto Piranhas, no intuito de conseguir a música titular à semana universitária, não seu se vc a conhece. Ela é linda e de tremendo bom gosto. Só pra relembrar um pouquinho, " Cajazeiras cidade q/ ensina, não esquece a sua tradição, unualmente realiza uma grande promoção, semana universitária é integração, da cultura do esporte e diversão do universitário ao homem do sertão... " A letra e a musica são nota mil. Eu acho.

    ResponderExcluir
  5. Graça Maciel
    le!!!o campinense hj nao é mais um clube é so sede de treinamente do campinense time d futebol....xero15:27

    ResponderExcluir
  6. Meyre Sobreira
    Com certeza,do 1de maio tbm,eu morava na casa do seu Saul,e dona Socorro hoje ja falecidos uma serralheria e carpintaria que tem na esquina,eita tempo bom,na rua Coronel Guimarães.

    ResponderExcluir
  7. Meyre Sobreira
    Ve se vc encontra alguma coisa sobre o carnaval no Clube 1 de maio o tempo bom,as barracas montadas do lado vendendo caldo de mocotó kkkkk,cachorro quente enfim variedades q os foliões consumiam quando dava fome de tanta gastar energia dherrrrr!!bjus

    ResponderExcluir
  8. Gracinha Cartaxo disse...
    Sua historinha de amor me comoveu,pois acho
    que cada um de nós daquela época vivenciou um amor assim tão arrebatador,mas puro e bonito.

    ResponderExcluir
  9. Karina εïз

    Claudiomar,

    Fico feliz de ter feito de alguma forma vc recordar um momento feliz de sua vida!

    "Bendita eres tu
    Santa Língua Portuguesa,
    Que nos ensinou a palavra "SAUDADE"
    Na medida exata do tempo,
    Passado-Presente-Futuro"

    Com carinho,
    Karina

    ResponderExcluir
  10. ***Cineide ***
    Vc me fez lembrar das marchinhas carnavalescas, não lembro bem dos títulos, mas lembro q/ eu chorava sempre q/ iniciava a marcha " é de fazer chorar quando o dia amanhece e vejo o frevo acabar, oh quarta feira ingrata chegou tão dipressa só pra contrariar " dentre outra marchas maravilhosas q/ hoje as pessoas não têm ideia do q/ vivemos.

    ResponderExcluir
  11. graça
    gosto muito de ler suas mensagens, elas sao recheadas de boas noticias, isto é muito inportante passar os conhecimentos para os outros, obg, fcd.

    ResponderExcluir
  12. Maria Elzanira Holanda Deliano
    Parabéns, Claudiomar
    É isto que falta na internet, texto com esta riqueza

    ResponderExcluir
  13. O que mais gostei do texto:

    "A saudade passa a dominar o campo, todavia, em meu caso, sem a nostalgia com a sua carga de tristeza e depressão. Lembrar da minha saudosa mamãe, que tantas alegrias me propiciou, não me emurchece, ao contrário, vivifico prazerosamente os tempos passados... tão bons".

    Simplesmente lindo

    ResponderExcluir
  14. li adorei,omeu foi mais ou menos assim ,foi com Corrinha Moreira:

    Aluisio , e ja tinha sido namorado de Salete minha irma kkkkk de 10 em 10 minutos minnha irma Lele, falava as horas ,9.30 tinha que ir embora, era eu com ele no portao da minha casa e Nirrinha com Joao Batista na casa dela ,eramos vizinhas, pense que tempo bom, mas tive mais outro que era escondido, minha familia nao queria ,foi um tempo que eu era feliz e nao sabia ...bjim

    ResponderExcluir
  15. maria :
    Faço minhas as palavras da Boneca Rolim, com certeza é o meu primeiro amor!

    ResponderExcluir