domingo, 3 de junho de 2012

Na festa de Nonato

Na inauguração de um shopping Center aqui em São Luís, empreendimento dos cajazeirados do Armazém Paraíba, o Senador Sarney era uma das estrelas convidadas ao evento. O seu discurso foi infeliz, o famigerado caudilho ao lembrar que seu avô paterno era paraibano, que chegou ao Maranhão fugindo da seca em cima de um caminhão, antes de falecer declarou altissonante que “sua alma tivesse vergonha não voltaria mais à Paraíba”. O mal estar foi geral, como pode numa festa de cajazeirenses, alguém vir agredir assim ao torrão natal? Chico Rolim ainda comentou: "o pior é que ele ainda falou besteira, nesta época nem havia como chegar ao Maranhão por via terrestre, a não ser a pé, montado, embarcado ou pelos ares!"
Agora, meus amigos, os cajazeirenses tiveram a mesma experiência. No lançamento "A Fala do Poder", livro do cajazeirense, Nonato Guedes. Um deputado de ínfima grandeza, discursando sobre a obra,  agride a memória do cajazeirense Ivan Bichara, numa seara cajazeirense, logo o melhor governador da Paraíba para Cajazeiras, segundo Chico Rolim e outros lúcidos cajazeirenses. A plateia suportou o despropósito, educamente calada, mas a alma estuporizada, livor mortis. 
Bom, este deputadozinho enodoou a festa do lançamento de uma obra de um cajazeirense, infeliz daquele que o convidou e ainda franqueou a palavra a este desastrado biltre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário