segunda-feira, 9 de julho de 2012

*Eu fui à Romaria de Bosco ao Padre Cícero*

    Apesar de brilhante, controvertida e efêmera, João Bosco Braga Barreto com os seus discursos inflamados nos prélios eleitorais e suas idiossincrasias populares ("Meus irmãos, minhas irmãzinhas") garantiu o seu lugar no panteão da história política cajazeirense.
Controverso e audaz trilhou aventuras jamais vistas na po- lítica da terra do Padre Rolim. Entre estas, resgato este cordel que narra com minudências a romaria empreendida por Bosco Barreto à cidade do Padim Ciço.
Veja os links:

5 comentários:

  1. Francisco Cleudimar F. de Lira disse...


    Bosco foi sem dúvida um ícone, uma referencia, uma voz isolada na luta e na defesa dos menos favorecidos de Cajazeiras e região. Não houve, e nem vai haver outro igual. Pena que a cidade deu tanta oportunidade a políticos aproveitadores, oportunista e corruptos, mas não deu um voto de confiança a Bosco.

    ResponderExcluir
  2. Francisco Cleudimar F. de Lira disse...

    Olha, sem dúvida nenhuma, Bosco foi o vencedor na disputa contra Quirino. Aquela eleição foi uma fraude provocada pelos poderosos da cidade que não permitia de forma nenhuma a vitória de um político humilde, de esquerda a prefeitura da cidade. Os poderosos, todo mundo sabe que eram, quem foi e que é ainda hoje. Os que acham que a cidade é deles. E assim, fez da cidade um curral e dos eleitores, pobres subservientes.

    ResponderExcluir
  3. Participei de tudo, do inicio onde eu trabalhava com Bosco Barreto, a saida foi da rua Camilo de Holanda, em frende a igreja, fui muito tempo a pé, e quando estava cansado entrava na ambulância em que o médico era Inácio. A caminhada foi feita em tres (03) dias, chegamos em Juazeiro do Norte no dia de Pe. Cicero, a cidade estava lotada, e fomos direto pra igreja pra assistir a missa do chapeu. Lembro como hoje os caminhões que passava pela caminhada jjogavam maços de cigarros e bombons, os cantos de comidas e de pernoite eram organizado pelos proprietário rurais da região e onde separavam os homens das mulheres, para banhos e dormidas. A saida tinha aproximadamente 250 pessoas, chegamos em Juazeiro com mais de 5.000 pessoas, mas a maioria eram da região do Ceará, lembro depois os participantes. abraço.
    Titico (Francisco Wagner Holanda Lins )

    ResponderExcluir
  4. Homenagem justa a um homem do porte de Bosco Barreto.Na época eu era criança,mas nunca esqueci esse dia " A Romaria a Juazeiro do Norte . A alegria estampada dos participantes,pessoas humildes como a negra Severina, que moravam conosco e fizeram questão de participar da caminhada até a terra do Padim Cícero. Bosco, amigo dos meus irmãos Rafael e Wagner,tinha um carisma impressionante, pena que não deram a oportunidade que ele tanto merecia,ser prefeito de Cajazeiras.
    Abraço, Maristela Lins de Holanda.

    ResponderExcluir
  5. Homenagem justa a um homem do porte de Bosco Barreto.Na época eu era criança,mas nunca esqueci esse dia " A Romaria a Juazeiro do Norte . A alegria estampada dos participantes,pessoas humildes como a negra Severina, que moravam conosco e fizeram questão de participar da caminhada até a terra do Padim Cícero. Bosco, amigo dos meus irmãos Rafael e Wagner,tinha um carisma impressionante, pena que não deram a oportunidade que ele tanto merecia,ser prefeito de Cajazeiras.

    Abraço, Maristela Lins de Holanda.

    ResponderExcluir