domingo, 20 de maio de 2012

*Os Labirintos de Triunfo, li e recomendo!*

Livro: Os Labirintos de Triunfo/Damísio Mangueira
Editora Halley, 2011, 130p.
Confesso que, a princípio não me entusiasmei em ler o livro, apesar de ter comprado, e claro pago, na Livraria Universitária em Cajazeiras.  Afinal o autor era um ex-prefeito e logo inferi ser uma apologia “eu fui, eu sou,eu serei... o melhor do mundo..”, entretanto no decorrer da leitura as surpresas foram se sucedendo e mais cativando fui ficando, à medida que avançava: cativado pelo estilo, pelo plano da obra que antes me parecia apequenada.

A leitura deste livro fornece-nos uma sequencia de informações sobre uma cidade pequena, embora de grande história. É a história da cidade de Triunfo sob um ângulo novo com exibição de detalhes que uma simples radiografia não captaria. Seu topônimo, antes Picadas, não é gratuito originou-se de uma batalha em 1824 em que os imperialistas venceram os confederados.



Curiosa também é a formação urbana da cidade moti- vada por uma epidemia de có- lera donde veio u- ma promessa de um beato, Ca- boclo Bernardo, alcançada a pro- messa, o seu pa- gamento causou progresso ao então vilarejo.

Paradoxalmente no ano em que homem pisou na lua é o mesmo em que chega à Triunfo a singela luz elétrica, 1969, ainda neste ano em meio às campanhas e vendetas políticas com o sinistro assassinato do primeiro prefeito pelo seu sucessor, fato que ganhou repercussão nacional.
Em 1988, surge novo líder po- lítico, Doutor- zinho que derrota a candidata a prefeito de José Bernardino, ex- prefeito e gran- de líder político triunfense. Dou- torzinho, iletrado, fazia política e- xercendo o traba- lho médico prá- tico, odontólogo e parteiro, por atividades chegou até à tela da Rede Globo no programa Fantástico.
Ademais, somente os meus parabéns à Damísio!


Veja nos links abaixo as últimas postagens do blog sobre a cidade de Triunfo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário