sábado, 30 de junho de 2012

Excremento humano poderá ajudar a garantir segurança alimentar

Vejo esta matéria que fezes humanas poderão ter um papel chave em garantir a segurança alimentar no futuro, ajudando a prevenir uma queda acentuada na produção de trigo, entre outros alimentos, em razão da escassez de fósforo, disse a maior agência de certificação de orgânicos na Grã-Bretanha, a Soil Association. Leia a matéria.
Hoje a agência Reuters distribuiu a matéria anunciando que “fezes humanas poderão ter um papel chave em garantir a segurança alimentar no futuro”, nada mais natural, hoje pela abundância esta rica matéria-prima é desperdiçada, mas em razão da escassez de fósforo, item imprescindível na produção dos adubos agrícolas, a solução será o aproveitamento de toneladas de fósforo excretadas pela população humana global todos os anos.
Esta matéria me faz lembrar minha época da infância em Cajazeiras (PB), vizinho à nossa casa morava o Tio Waldemar. No quintal tinha uns mamoeiros fertilíssimos com uma produção ímpar do fruto . Diziam os adultos que eram saborosos, mas a criançada não queria nem de longe degustar a delícia. O motivo era simples: a produtividade dos mamoeiros era a proximidade com a fossa sanitária que lhe fornecia o fósforo para a fecundidade dos mamoeiros. Leia a matéria completa.

Um comentário: